JOSÉ SEPÚLVEDA VELLOSO, AVIADOR E HERÓI PORTUGUÊS

 


José Sepúlveda Velloso foi um católico, monárquico, patriota, que combateu em Espanha e fruto das suas acções na guerra foi o aviador português mais condecorado nesse conflito que assolou o país vizinho.

A minha apresentação (link no final deste texto) é o resultado de uma investigação que já tem uns anos e conta com elementos recolhidos em vários arquivos nacionais (Arquivo Histórico-Militar; Arquivo da Força Aérea; Arquivo Contemporâneo do Ministério das Finanças) e espanhóis (Archivo Histórico del Ejército del Aire y del Espacio; Centro Documental de la Memoria Histórica) e ainda do Arquivo da Cruz Vermelha Internacional, Museu do Ar e de vasta documentação e artefactos em posse da família de José Sepúlveda Velloso.

Foram também consultados livros e artigos em revistas, nacionais e espanhóis da sua autoria mas sobretudo de outros autores que sobre ele escreveram entre 1953 e 2021!

Estive ainda pessoalmente em locais onde serviu, como o Aeródromo Militar de Port de Pollença (na Baleares) ou no Castelo de Montejuic (Barcelona) onde esteve preso, recolhendo imagens e informações que me ajudaram a melhor contar a extraordinária história de vida deste português.

A sala estava cheia no passado dia 21 de Maio na Sociedade Histórica da Independência de Portugal em Lisboa, pela minha fiquei sensibilizado, sempre achei que esta era uma história que valia a pena contar!


Clique aqui para ver a conferência no Youtube: 

https://www.youtube.com/watch?v=jOaOcQVniRc&t=16s

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PARAQUEDISTA, CONHECES A TUA HISTÓRIA? (III) TRADIÇÕES E PATRIMÓNIO HISTÓRICO DAS UNIDADES PARAQUEDISTAS

PARAQUEDISTA, CONHECES A TUA HISTÓRIA? (IV) BOINA VERDE, DATAS E FACTOS

PARAQUEDISTA, CONHECES A TUA HISTÓRIA? (VI) 23 DE MAIO DE 1956, DIA DO PARAQUEDISTA