"BARRACUDA" ABERTO AO PÚBLICO EM CACILHAS
O antigo NRP Barracuda já está aberto ao público em Cacilhas. Foi um processo demorado mas que chegou a bom porto! Está impecável, vale bem uma visita. |
Um
dia destes fui ver o ex-NRP Barracuda a Cacilhas onde finalmente está aberto ao
público e está realmente impecável! Já visitei outros
"submarinos-museu" no estrangeiro e este está bem melhor que alguns
deles! Uma coisa é certa, este foi um projecto muito mas muito demorado mas chegou
a "bom porto", parabéns à Marinha Portuguesa e à Câmara Municipal de
Almada. Agora falta um corveta, ainda é possível e dava um excelente museu no
Tejo em Lisboa!
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5 de Outubro de 1998 em Lisboa. |
O
“Barracuda” pertenceu à chamada 4ª Esquadrilha (ver quadro) e entrou
oficialmente ao serviço da Marinha Portuguesa em 9 de Outubro de 1968.
Construído em França nos estaleiros “Dubiegeon-Normandie” segundo os planos da
classe “Daphné” daquele país foi o segundo de quatro destes navios adquiridos
por Portugal em 1964 e que constituíram a nossa classe “Albacora”, nome do
primeiro submarino entregue, e que também incluiu o “Cachalote” e o “Delfim”. O
“Cachalote” foi vendido ao Paquistão em 1975 passando a navegar com o nome de
“Ghazi”. Os três submarinos cumpriram durante anos muitas missões quer no
espaço marítimo nacional quer no âmbito NATO, em cujos exercícios participaram
frequentemente.
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1998 |
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2002. Um "Albacora" no Tejo, pode ser o "Barracuda" mas também o "Delfim" que ainda navegava nesta data. |
Das
diversas missões efectuadas, destaca-se o primeiro afundamento realizado por um
submarino português a um navio de superfície, o M/V “Bandim”, que ocorreu em 15
de Dezembro de 1982, por este navio na ocasião constituir um perigo para a
navegação.
Destacam-se
ainda as missões de salvaguarda do espaço marítimo nacional, a participação em
exercícios nacionais e NATO; operação “SHARP-GUARD”, por ocasião do embargo
efectuado pelas forças da NATO aos países da ex-Jugoslávia, em acções de
representação nacional, quer ainda em missões especiais enquadradas num novo
conceito estratégico.
Destaca-se
também a operação “Endurance” realizada em 1997, pelo NRP BARRACUDA que
permaneceu no mar em exercícios durante 31 dias.”
Mas
a idade não perdoa e o “Albacora” foi abatido ao efectivo da Marinha em 2000, o
“Delfim” em 2005 e agora em 2010 o “Barracuda”…»
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Exercício na Costa Atlântica entre Lisboa e Sesimbra. |
É
de assinalar que tendo em linha de conta o programa de constituição da 5ª
Esquadrilha – a que actualmente está ao serviço – o planeamento inicial da
Marinha previa a retirada do serviço activo da totalidade dos “Albacora” até
2002! Os sucessivos adiamentos das decisões necessárias à aquisição dos novos
submarinos, obrigaram a um esforço adicional em termos de manutenção para
prolongar, com segurança, a vida útil ao “Barracuda” que assim se tornou ao que
parece o submarino militar com mais anos de serviço em todo o mundo.
A nova classe de submarinos da Marinha Portuguesa está constituída por dois navios, “Tridente” e “Arpão” (tipo U-209/PN) que foram construídos nos estaleiros Howaldtswerke Deutsche Werft (HDW), sendo a primeira vez na nossa história que adquirimos este tipo de equipamento à Alemanha. O primeiro foi lançado à água em 2008 e o segundo em 2009.
O NRP Tridente entra na Barra do Tejo pela primeira vez em 2 de Agosto de 2010 |
Esperava-se
que os “Albacora” tivessem uma última missão a cumprir, de cidadania, mas
também turística. À semelhança do que acontece em outros países, havia em
Portugal o projecto de preservar dois ou mesmo os três. Viana do Castelo,
Cascais e Ponta Delgada foram cidades que manifestaram esse interesse, mas
depois…abandonaram os projectos. Infelizmente.
2014 |
Em
Julho de 2013 o antigo NRP Barracuda foi rebocado até uma das docas do antigo
estaleiro naval Parry & Son, em Cacilhas, concelho de Almada, frente a
Lisboa e bem perto da sua antiga base no Alfeite, destinando-se a ser aberto ao
público como museu, lado a lado com a Fragata D. Fernando II e Glória.
Na
altura da sua colocação naquele local, a Marinha fez o seguinte comunicado
público:
(…)
Depois
de mais de quarenta anos ao serviço da Marinha Portuguesa e mais de 52 mil
horas navegadas, o ex-NRP Barracuda, que fez a última navegação em 2010, vai
integrar o núcleo museológico do Museu de Marinha em Cacilhas, ficando aberto
ao público juntamente com a Fragata D. Fernando II e Glória.
Esta
iniciativa tem como base um protocolo assinado em 19 de dezembro de 2011 entre
a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Almada.
Desde
então, e de modo a tornar possível a entrada em doca e musealização do
Barracuda, foram efectuadas diversas ações de desassoreamento do canal de
acesso e da antecâmara da doca, a substituição da comporta e a preparação do
submarino para a sua carenagem e musealização.
Depois
de instalado na zona ribeirinha, junto ao Farol de Cacilhas, o submarino estará
equipado como se fosse participar em missões, tendo no entanto sido
reestruturado de modo a garantir a abertura a visitas em segurança.
(…)
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Em 2019 o submarino já estava pintado mas teimava em manter-se fechado ao público. |
Datas
marcantes do ex-NRP Barracuda:
24-Set-1964:
Assinatura do contrato de construção dos submarinos da 4ª Esquadrilha
19-Out-1965:
Assentamento da quilha
24-Abr-1967:
Lançamento à água
04-Mai-1968:
Aumentado ao efectivo
07-Mai-1968:
Primeira navegação
16-Mai-1968:
Primeira Imersão (duração de 1h 30m)
10-Nov-1968
a 13-Nov-1968: Viagem de Lorient para Lisboa
04-Set-1979:
Primeiro exercício de rendez-vous em imersão com submarinos Portugueses.
15-Dez-1982:
Barracuda larga para efectuar o afundamento do “Bandim”
11-Jun-1997
a 11-Jul-1997: Durante a Operação “Endurance” atingiu-se a autonomia máxima dos
Submarinos da Classe Albacora (31 dias no mar).
27-Jan-2010:
Última navegação
02-Ago-2010: Passou ao estado de desarmamento (…)
A
Câmara Municipal de Almada por seu lado, informava em Agosto de 2013:
(…)
Esta
iniciativa tem como base um protocolo assinado em 19 de Dezembro de 2011 entre
a Marinha Portuguesa e a Câmara Municipal de Almada (CMA).
No
protocolo ficou estabelecido que competiria à CMA a reabilitação e preparação
da Doca 1 e da respectiva antecâmara, muralha e cais aí existente, para além da
substituição da antiga porta-batel por uma comporta em aço para fecho
permanente da doca (fases 1 e 2).
O
investimento por parte da CMA, associado a esta operação (1ª e 2ª fases),
atingiu os 500.000,00 €.
Construção
e abertura de um Polo Museológico. O protocolo subscrito pela CMA e a Marinha
prevê, numa 3ª fase, que agora se inicia, o projecto, a construção e a abertura
ao público de um edifício que vai servir de antecâmara e apoio à exposição
permanente do “Barracuda” e da Fragata D. Fernando II e Glória.
(…).
O antigo NRP Delfim aguardando a "salvação museológica" que nunca chegou. A última possibilidade foi Ponta Delgada mas acabou por não se concretizar. Em 2021 saiu daqui para a sucata. |
2023 |
O processo como se percebe foi difícil e demorado, todos os prazos anunciados foram falhando, mas, mais vale tarde do que nunca e finalmente em 2024 temos o Barracuda aberto ao público! Bem-hajam os que conseguiram concretizar este projecto.
Na minha opinião vale a visita, devagar, os detalhes são muitos, as legendas nos locais ajudam a perceber o que se vê neste mundo ainda quase totalmente "analógico". |
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