2023: EM MEMÓRIA DOS PARAQUEDISTAS MORTOS NA BÓSNIA

No dia 11 de Novembro assinala-se o Dia do Armistício da 1.ª Guerra Mundial. A Liga dos Combatentes em Portugal assinala-o e em muitos outros países é a data escolhida para homenagear todos os que caíram no cumprimento do dever nas muitas guerras e operações militares que desde 1918 assolaram o mundo. Parece-me assim indicado dar hoje a conhecer as melhorias que estão neste momento em curso no Monumento que lembra os 5 paraquedistas caídos ao serviço de Portugal na Bósnia e Herzegovina.

O monumento já no seu local actual, pronto para receber os melhoramentos.

Recorda-se que a Câmara Municipal de Doboj, na República Srpska da Bósnia e Herzegovina, é a proprietária do monumento, foi-lhe oferecido em 2007 pelas Forças Armadas Portuguesas que nessa data suspenderam qualquer ligação àquele memorial. Em 2016, depois de um longo e tortuoso processo, a Liga dos Combatentes de Portugal "agarrou o assunto", assinou um protocolo com a autarquia local e assumiu parte das despesas anuais de manutenção, evitando a sua degradação prematura ou mesmo a sua destruição. Ver no fim deste texto artigos que descrevem as várias vicissitudes desde longo processo.

Uma intervenção/reparação de fundo no monumento começava a ser necessária, sobretudo as suas componentes metálicas, mas também a área imediatamente envolvente.

Há cerca de três anos um pequeno grupo de antigos paraquedistas militares, veteranos da missão na Bósnia, iniciaram contactos com a Liga dos Combatentes e a Autarquia de Doboj, para concretizar esses melhoramentos. A Pandemia Covid veio atrasar todo o processo e em simultâneo surgiu um factor novo, em Doboj, que voltou a retardar o planeamento. Alterações urbanísticas no Parque dos Heróis (da resistência aos alemães na 2.ª Guerra Mundial) obrigaram à mudança de localização do Monumento. Em boa hora, diga-se, ficou num local mais visível e permitiu iniciar o projecto de melhoramentos!

Reformularam-se as propostas dadas as novas circunstâncias quer em Doboj quer pela nossa parte por contratempos diversos ligados aos materiais, e o projecto ficou pronto. A proposta foi submetida a ambas as entidades responsáveis pelo monumento, na Bósnia e em Portugal, e imediatamente aceite quer pela Liga dos Combatentes – aliás vários de nós somos associados – quer pela Câmara Municipal de Doboj. Estamos a avançar.

Tudo o que está a ser feito não custa um cêntimo que seja a qualquer entidade oficial portuguesa, os fundos necessários foram recolhidos junto de mecenas, antigos militares paraquedistas hoje a trabalhar no sector privado – a seu tempo divulgarei quem são – e entramos na fase da concretização.

O monumento vai ser reparado de modo a garantir a sua longevidade por mais uns anos – as partes metálicas são as mais frágeis e deterioráveis – a sua envolvente vai ser aumentada e melhorada com granito da Bósnia e Herzegovina.  Mármore do Portugal que viu nascer os nossos camaradas mortos em serviço na Bósnia vai juntar-se ao seu Memorial, aos seus nomes, e ali permanecer para todo o sempre.  



Este vídeo filmado pelo Pedro Valentim mostra bem a localização actual do monumento.

Assim que houver mais informação divulgaremos!

Miguel Silva Machado, 11 de Novembro de 2023


Não os Esquecemos!

24Jan1996 – Primeiro-Cabo Pára-quedista Alcino José Lázaro Mouta! Presente!

24Jan1996 – Primeiro-Cabo Pára-quedista Rui Manuel Reis Tavares! Presente!

06Out1996 – Primeiro-Cabo Pára-quedista José Ressurreição Barradas! Presente!

06Out1996 – Soldado Pára-quedista Ricardo Manuel Borges Souto! Presente!

16Jul2004 – Soldado Pára-quedista Ricardo Manuel Pombo Valério! Presente!

 

O que somos? Amigos!

O que queremos? Alvorada!

O que amamos? O Perigo!

O que tememos? Nada!

Em Posição…Já!

QNPVSC


Sobre este assunto:

22JAN2012 – OPERAÇÃO “NÃO OS ESQUECEMOS!”

24JAN2012 – REGRESSO A SARAJEVO

24MAI2014 – NÃO DESISTIMOS DA LUTA PELA MEMÓRIA DOS PÁRAS MORTOS NA BÓSNIA!

12ABR2015 – MONUMENTO EM DOBOJ/BÓSNIA: A CAMINHO DA SOLUÇÃO?

25ABR2015 – MONUMENTO EM DOBOJ, PASSAGEM DO TESTEMUNHO

18OUT2016 – MONUMENTO EM DOBOJ: NOVO CICLO NAS RELAÇÕES PORTUGAL – BÓSNIA E HERZEGOVINA

21JAN2017 – HOMENAGEM AOS PARAQUEDISTAS FALECIDOS NA BÓSNIA

31MAI2017 - PORTUGAL E OS PÁRA-QUEDISTAS MORTOS NA BÓSNIA HOMENAGEADOS EM DOBOJ

10JUN2018 - NA BÓSNIA E HERZEGOVINA 22 ANOS DEPOIS



 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"A Transferência das Tropas Paraquedistas da Força Aérea para o Exército - um olhar 30 anos depois"

SOB O SIGNO DE SÃO MIGUEL EM PONTE DE LIMA

Livro "A BOINA VERDE DAS TROPAS PARAQUEDISTAS PORTUGUESAS"