PARAQUEDISTA CONHECES A TUA HISTÓRIA? (II) AS TROPAS PARAQUEDISTAS E A CHAIMITE
Nota prévia: Paraquedista, conheces a tua história?
Este antetítulo identifica uma nova série de pequenos artigos sobre aspectos relativos às Tropas Paraquedistas Portuguesas, alguns ainda não completamente investigados, outros concluídos. Pretendo assim continuar a ajudar a divulgar entre as novas gerações de boinas verdes portugueses a nossa história comum, com base em fontes iconográficas, documentais e orais a que vou tendo acesso. Sem intenção de ordem cronológica ou importância na sua apresentação.
Comentários são bem-vindos: paraconhecesatuahistoria@gmail.com
Paraquedista, conheces a tua história? (II)
AS TROPAS PARAQUEDISTAS E A CHAIMITE
Não é muito conhecido,
mas as tropas paraquedistas portuguesas estão ligadas à viatura blindada
“Chaimite” desde que uma Cadillac Gage V-100 “Commando”, modificada, foi
testada em Portugal em 1967. Décadas depois, em 1996 na Bósnia e Herzegovina,
os paraquedistas que nunca a tinham usado, foram a força portuguesa que
primeiro e em maior número empregou nas operações expedicionárias a V-200
“Chaimite”.
Em 1967 uma viatura V-100 “Commando” fabricada pela firma americana Cadillac Gage, foi modificada em Portugal por uma empresa, “Sociedade Luso Brasileira de Viaturas e Equipamentos SARL – BRAVIA”, com o apoio do Exército Português. O mentor deste projecto, Major do Exército na situação de Reforma, João Donas-Bôtto, baptizou a viatura com o nome desse célebre combate de Mouzinho de Albuquerque em Moçambique na localidade de Chaimite.
Esta viatura em concreto fez
uma demonstração de capacidades no Campo de Tiro de Alcochete, tendo estado no
dia anterior guardada no Regimento de Caçadores Paraquedistas em Tancos,
unidade que forneceu os militares que a guarneceram durante os testes, sendo no
entanto operada por um condutor americano. Estiveram presentes oficiais
paraquedistas com experiência operacional no Ultramar que subscreveram um
relatório, apresentado dias depois, o qual terminava do seguinte modo: “…Resumindo,
pode-se afirmar que a futura viatura “Commando Chaimite” com as modificações
apresentadas neste relatório permitirá às tropas paraquedistas quer na
Metrópole quer no Ultramar enormes possibilidades operacionais…”.
O relatório, a coberto de
nota assinada pelo Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, segue para o
Secretariado-Geral da Defesa Nacional, entidade que a Força Aérea espera
convencer a pagar 30 destas viaturas destinadas aos paraquedistas, que seriam
fabricadas em Portugal. Nunca aconteceu e a firma que a iria produzir, a
“Sociedade Luso Brasileira de Viaturas e Equipamentos SARL – BRAVIA”, não
conseguiu a encomenda. Em Julho de 1967 o Ministro da Defesa Nacional, Manuel
Gomes de Araújo, despacha que “…penso não ser susceptível de transporte por
aviões de que dispomos ou possamos vir a dispor e muito menos a lançamento em
pára-quedas... …Meio muito útil na luta terrestre deve ser atribuído, pelo
menos em primeira prioridade, às tropas de terra e nestas em primeiro lugar às
unidades de reconhecimento … Há, por isso, que dotar em primeiro lugar e logo
que possível o Exército…”
O Exército viria de facto
a adquirir a agora denominada V-200 “Chaimite” – Viatura Blindada e Anfíbia
Para Fins Múltiplos “Chaimite” 4X4 – ainda em 1967, tendo os primeiros
exemplares sido entregues apenas em 1970.
Além de alguns clientes
estrangeiros – Peru, Líbano, Líbia e Filipinas – a Bravia vendeu ao Exército em
dois contratos (1967 e 1968) um total de 84 V-200, cujas entregas se
prolongaram nos anos. O Corpo de Fuzileiros já em 1976 adquiriu 4 V-200.
As V-200 ainda foram
empregues nas Províncias Ultramarinas da Guiné, Moçambique, e Angola, em
números reduzidos, tendo sido utilizadas em combate com resultados dispares. As
últimas V-200 a regressar o Ultramar, curiosamente, foram as dos “Dragões de
Angola” que saíram de Luanda em 10 de Novembro de 1975, na mesma ocasião que o
Batalhão de Caçadores Paraquedistas n.º 21.
Nos anos 80 do século XX
o Exército Português decidiu encetar um processo de modernização das V-200,
opta pela firma americana Cadillac Gace para o conduzir em Portugal nas
Oficinas Gerais de Material de Engenharia, a Bravia acaba por declarara
falência. Deste processo saem agora três variantes da “Chaimite”:
AUTO BLINDADO P/MET M2HB
12,7 MM TP10 CHAIMITE D 4x4 M/67-87 V-200
AUTO BLINDADO PORTA LANÇA
MÍSSEIS CHAIMITE D 4×4 M/67-87 V-200;
AUTO BLINDADO PORTA
MORTEIRO 81 mm CHAIMITE D 4×4 M/67-87 V-200.
Em 1995, já depois
portanto da transferência das Tropas Paraquedistas da Força Aérea para o
Exército (01JAN1994), o então designado 2º Batalhão de Infantaria
Aerotransportado, hoje 2.º Batalhão de Infantaria Paraquedista, antes de partir
para a Bósnia e Herzegovina, foi equipado com 26 V-200 Chaimites. Os “boinas
verdes” que em 1967 não puderam comprar esta viatura tornaram-se assim, quase
30 anos depois, numa situação de urgência - não havia militares de outras especialidades em quantidade no Exército para enviar para a missão - nos seus maiores utilizadores operacionais. Na realidade,
acasos da história, a Bósnia-Herzegovina durante o ano de 1996, foi o teatro de
operações onde mais Chaimites se utilizaram em toda a história da viatura.
Não sendo claramente uma viatura adaptada para aquele teatro de operações onde as temperaturas negativas eram rotina no inverno, além dos problemas mecânicos e de "idade" que apresentavam, as V-200 tiveram que servir - não havia outra viatura de rodas blindada de transporte de pessoal no Exército - e durante muitos anos manteve-se na Bósnia e Herzegovina ao serviço dos sucessivos batalhões portugueses. Apesar de tudo conferia alguma protecção às tropas e para missões de escoltas ou em ambiente de manutenção de ordem pública tinha as suas vantagens.
As Chaimites V-200 nas
versões porta-metralhadora 12,7mm, porta-morteiro 81mm e mesmo algumas
porta-mísseis modificadas para usar uma metralhadora 12,7mm, foram assim usadas
por todos os batalhões paraquedistas que serviram na Bósnia até ao final da
missão em 2007 (1.º, 2.º e 3.º BIPara), pelo Esquadrão de Reconhecimento da
Brigada Aereotransportada que integrou o Agrupamento Bravo no Kosovo em 1999 e
ainda pelos BIPara que actuaram também no Kosovo a partir de 2005 até 2014
quando foram substituídas pelas PANDUR II 8X8.
Entre 1996 na Bósnia e
Herzegovina e 2013 no Kosovo, todos os batalhões de paraquedistas utilizaram as
V-200 em operações nos Balcãs. Em Portugal e no Kosovo (1999) o Esquadrão de
Reconhecimento da BAI foi também utilizador das V-200.
As V-200 “Chaimite” foram
assim a primeira viatura blindada a ser usada em operações pelos paraquedistas
portugueses (Bósnia, 1996 – 2007; Kosovo, 1999 – 2013) além naturalmente dos
exercícios em Portugal. Seguindo-se depois as VBL M-11 Panhard (Kosovo, 1999-2017),
os HMWWV (blindados) no Afeganistão (2006-2014) e RCA (2018-2020), as PANDUR II
8X8 no Kosovo (2014-2017) e RCA (a partir de 2018 e finalmente os VAMTAC ST 5
(a partir de 2020).
Em síntese é esta a ligação da Chaimite aos paraquedistas, a qual também inclui a dramática morte de dois boinas verdes na Bósnia em 1996 na sequência de um acidente com uma destas V-200.
Quem quiser saber mais pode consultar os artigos abaixo, e perceber melhor a fantástica e mesmo contraditória história da viatura.
Foi concebida para ganhar
a guerra do Ultramar, como João Donas-Bôtto, um indefetível do Estado-Novo gostava
de dizer, e acabou imortalizada na opinião pública por uma acção pontual no 25
de Abril de 1974, o transporte de Marcelo Caetano, sendo hoje uma bandeira dos
que não queriam combater no Ultramar; desenhada e equipada para operar em África
com climas quentes e enfrentar um inimigo pouco sofisticado, acabou por ter o
seu maior emprego operacional em climas frios na Europa em operações de apoio à
paz na NATO.
Miguel Silva Machado, 20FEV2024
Bibliografia:
04NOV2013 CHAIMITE, O COMEÇO ESTEVE PARA SER…NA FORÇA AÉREA: https://www.operacional.pt/chaimite-o-comeco-esteve-para-ser-na-forca-aerea/
03FEV2009 CHAIMITE V-200 (Parte I): https://www.operacional.pt/chaimite-v-200-parte-i/
06FEV2009 CHAIMITE V-200 (Parte II – Conclusão): https://www.operacional.pt/chaimite-v-200-parte-ii-conclusao/
15JUN2009 KOSOVO: A ÚLTIMA MISSÃO DA CHAIMITE: https://www.operacional.pt/kosovo-a-ultima-missao-da-chaimite/
11SET2011 KOSOVO: PORTUGUESES IMPULSIONAM NOVO CONCEITO DE EMPREGO TÁCTICO: https://www.operacional.pt/kosovo-portugueses-impulsionam-novo-conceito-de-emprego-tactico/
01MAR2010 KOSOVO: AS OPERAÇÕES DE CERCO E BUSCA: https://www.operacional.pt/kosovo-as-operacoes-de-cerco-e-busca/
23MAR2009 TENSÃO SOBRE A IEBL: https://www.operacional.pt/tensao-sobre-a-iebl/
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