11 DE NOVEMBRO DE 2020, "DIA DO ARMISTÍCIO" de 1918



Em Portugal assinalam-se neste ano de 2020 o 102.º Aniversário do Armistício da Grande Guerra, o 99.º Aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes e o 46.º Aniversário do fim da Guerra do Ultramar.

Muitas mais guerras, batalhas e mortos pela Pátria temos para recordar, somos um velho país que muitas guerras travou. Hoje felizmente em Paz no território nacional não deixamos de continuar a envolver portugueses em vários pontos do globo na tentativa de trazer paz a outros povos e de contribuir também assim para a segurança de Portugal e dos portugueses, dentro e fora das nossas fronteiras.

Este tipo de eventos comemorativos têm naturalmente sido ao longo da história adaptados à memória dos vivos, dando-se em cada época maior relevo ao que ainda muito conheceram. Isto é particularmente notado na edificação de monumentos, e no século XX depois de uma “campanha “ de construção que se seguiu à 1.ª Guerra Mundial, uma nova se seguiu alusiva à Guerra do Ultramar, ainda em curso, onde por regra os próprios antigos combatentes recordam os seus camaradas mortos no campo de batalha. Mais recentemente, os mortos das Missões de Apoio à Paz também já estão a ser recordados em Portugal e no estrangeiro.  

11 de Novembro é assim um Dia em que todos os mortos ao serviço da Pátria são lembrados, cada um de nós recorda naturalmente aqueles que mais directamente lhe dizem respeito ou mesmo conheceram, perfilo-me em continência perante todos!

Miguel Silva Machado

Torres Vedras, 11NOV2020

Ao Soldado Desconhecido português na 1.ª Guerra Mundial (Batalha) 

Aos mortos na Guerra do Ultramar (Lisboa)

Aos paraquedistas mortos em combate na Guerra do Ultramar (Tancos) 

Aos mortos do Concelho de Torres Vedras na Guerra do Ultramar

Aos mortos portugueses na Bósnia e Herzegovina (Doboj)

Aos mortos portugueses nas Missões de Apoio à Paz e Humanitárias (Lisboa)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"A Transferência das Tropas Paraquedistas da Força Aérea para o Exército - um olhar 30 anos depois"

SOB O SIGNO DE SÃO MIGUEL EM PONTE DE LIMA

Livro "A BOINA VERDE DAS TROPAS PARAQUEDISTAS PORTUGUESAS"